ORGANIZAÇÕES CULTURAIS ONLINE: PRÁTICAS TENDÊNCIAS E FERRAMENTAS
Duração: 6h
Formadores: Ariana Amorim e Ana Pires
Preço: 35€
[Neste workshop vamos conhecer e experimentar um conjunto de ferramentas inspiradorasda designada ‘Web 2.0’, perspectivando, colaborativamente, o seu potencial enquanto ferramentas de suporte a actividades de organizações culturais, nomeadamente na divulgação de eventos, na partilha de informação, na interacção com comunidades, na criação de actividades de carácter educativo, na organização do trabalho diário…]
O Workshop tem um carácter predominantemente prático, de ‘faça você mesmo’.
PROGRAMA
» O ABC da Web 2.0 (1:30h)
Principais conceitos e ferramentas da ‘Web 2.0`
» O poder revolucionário dos Feeds (1:30h)
O que são feeds, para que servem, como subscrever
» Redes sociais (1:00h)
Estratégias de comunicação através de redes sociais
Ferramentas: Facebook, Twitter, Linkedin, Ning, FriendFeed
» Ferramentas para serviços educativos (1:00h)
Ferramentas para suporte a actividades educativas
» Ferramentas de Social Bookmarking (1:00h)
Potencialidades e como utilizar
[Nota: O programa é dinâmico, podendo sofrer alterações também de acordo com as sugestões e necessidades dos participantes]
OBJECTIVOS GERAIS
– Divulgar as novas tendências da internet
– Apresentar um conjunto de ferramentas de referência da designada ´web 2.0`, recorrendo a exemplos da sua utilização por instituições de carácter cultural
– Dotar os participantes com um conjunto sistematizado de conhecimentos que lhes permita definir, implementar e avaliar estratégias de comunicação através da internet
– Demonstrar que ausência de verba, equipa técnica ou material informático sofisticado não são hoje factores que impeçam as organizações de implementarem, com sucesso, uma estratégia de comunicação através da internet com os seus públicos alvo
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
– Ficar a par das actuais tendências da internet , perspectivando (possíveis) consequências
– Reconhecer a inevitabilidade da utilização da internet na comunicação das organizações com os seus públicos alvos
– Definir , implementar e avaliar estratégias de comunicação através da internet com recurso às ferramentas apresentadas
A QUEM SE DIRIGE
Desenhado a pensar nos profissionais de entidades de carácter cultural que tenham a seu cargo a definição de estratégias de comunicação através da internet , e que procurem uma formação inicial na área, este workshop está também naturalmente aberto a todos aqueles que simplesmente tenham interesse pelo tema .